Muito tem se falado atualmente sobre o atendimento humanizado e a importância de os consultórios médicos, clínicas e hospitais adotarem esse método em suas atividades. Já é mais do que provado que um profissional da saúde preocupado consegue mais resultados positivos no tratamento de seus pacientes.
A ideia é que os médicos, enfermeiros e os demais profissionais que atuem na clínica realizem uma medicina centrada na pessoa, ou seja, com o lado humano norteando as relações.
A seguir, apresentaremos mais informações sobre o atendimento humanizado, explicando o que ele é, quais são os seus benefícios e a sua importância.
O que é o atendimento humanizado?
O atendimento humanizado nada mais é do que um conjunto de atividades que norteiam as atividades de um estabelecimento de saúde, tendo como foco o bom tratamento ao paciente.
No livro “Comunicação tem remédio”, a autora Maria Júlia Paes da Silva comenta sobre a missão social do profissional da saúde, explicando que é preciso conciliar disciplina com afetividade.
Dessa forma, o contato com o paciente será mais próximo, embasado na confiança e, até mesmo, com certo carinho. Isso tudo contribui para melhores resultados nos tratamentos realizados.
Quais são os benefícios do atendimento humanizado?
Desenvolver uma medicina centrada na pessoa traz diversos benefícios para pacientes e profissionais. Veja quais são eles!
Melhora no relacionamento entre médico e paciente
Muitas pessoas têm receio ou medo de ir ao médico por terem desenvolvido a chamada síndrome do jaleco branco. O simples fato de entrar em um consultório ou hospital pode gerar pânico e muito medo para esses indivíduos.
É por conta disso que os profissionais da saúde precisam ter tato para driblar essa situação e ganhar a confiança do paciente.
Torna os tratamentos mais eficazes
Quando o paciente se sentir acolhido pelo médico haverá uma relação próxima entre as partes. Isso fará com que a pessoa doente tenha motivação e desejo de seguir corretamente as orientações.
Logo, os tratamentos serão mais eficazes e os resultados mais eficientes, sendo notados pelo paciente, que sentirá gratidão pelo médico.
Melhora a imagem da clínica
O atendimento humanizado também refletirá na imagem da clínica, contribuindo, assim, para a prospecção de novos pacientes.
Isso acontece porque se uma pessoa se sente acolhida e bem atendida no seu consultório, ela certamente compartilhará essa informação com amigos, familiares, colegas de trabalho etc.
Ao ouvirem falar bem do seu estabelecimento de saúde, essas pessoas, quando necessitarem, procurarão você e não um outro profissional.
Por que é importante focar ter uma medicina centrada na pessoa?
Ter uma medicina centrada na pessoa é importante para que a sua clínica possa obter os benefícios que citamos.
Além disso, a relevância também se deve ao fato de as estratégias terapêuticas poderem ser adaptadas para cada pessoa. Cada indivíduo tem suas condições emocionais, socioeconômicas etc.
Isso deve ser levado em consideração na prática da medicina para que os pacientes possam colher melhores resultados nos tratamentos, de acordo com a sua realidade e mantendo um bom relacionamento com o médico.
Como você pode perceber, o atendimento humanizado é muito importante. Por isso, não deixe de praticá-lo e sugerir que seus colegas também o pratiquem em sua clínica.
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