Ser um bom líder é fundamental na gestão de qualquer tipo de empreendimento, incluindo clínicas e consultórios médicos. Desenvolver a habilidade da liderança – sim, essa é uma característica que pode ser desenvolvida com o tempo – é muito importante para melhorar a relação com sua equipe e, como consequência, conquistar melhores resultados para seu negócio, seja no fortalecimento da imagem ou no aumento do número de pacientes.
Um líder legítimo, que tem o respeito e a admiração de toda a sua equipe, é aquele que melhor se relaciona com todos. Ou seja, você pode ser o profissional mais qualificado da cidade, ter a clínica mais bem conceituada, com os equipamentos mais modernos, mas se você não conta com a motivação de seus colaboradores, em algum momento isso pode impactar nos seus resultados.
Mas aí você se pergunta: o que posso fazer para melhorar a relação com meus colaboradores? Como tornar esse relacionamento mais próximo e garantir o comprometimento de todos?
Para te ajudar, preparamos algumas dicas. Continue lendo!
1. Aproxime-se de sua equipe
Foi-se o tempo em que o papel do líder resumia-se a dar ordens e cobrar resultados. Hoje a relação entre liderança e liderados está cada vez mais próxima e colaborativa. Portanto, evite passar essa imagem de uma pessoa distante, quase inalcançável. Simplifique as relações e mostre-se participativo. Sem parecer que você está “forçando a barra”, procure se aproximar de seus colaboradores. Busque participar do dia a dia de todos, inteirando-se não só sobre as rotinas do trabalho, como também sobre assuntos pessoais. É simpático mostrar que você os conhece e se lembra desses detalhes.
2. Escute mais
Você é o líder e quem decide tudo em sua clínica é somente você, certo? Errado! É claro que a decisão final é sempre sua, mas procure estar aberto a tudo o que sua equipe tem a dizer. Acredite, eles terão ideias de ações nas quais você nunca tinha pensado, seja para atendimento ou mesmo para atrair novos pacientes para a clínica.
Além do mais, seus colaboradores se sentirão super satisfeitos em saber que têm liberdade para chegar até você, pois serão ouvidos com atenção. Isso faz a diferença em um relacionamento entre líder e liderados!
3. Comunique bem e use a tecnologia a seu favor
Uma boa comunicação é fundamental para qualquer tipo de relacionamento, não é mesmo? Nas relações de trabalho, isso não é diferente! A comunicação interna, quando eficaz, é considerada uma excelente ferramenta de gestão, já que pode motivar sua equipe.
Colaboradores bem informados sobre os procedimentos internos e sobre as atividades do dia a dia da clínica são os que entendem bem o que você espera deles e, por isso, sentem-se satisfeitos e motivados com seu trabalho.
Existem softwares de gestão para clínicas e consultórios que contam com uma funcionalidade de chat online entre os colaboradores. Uma boa dica é aproveitar esses recursos para se comunicar ainda mais – e melhor – com sua equipe!
4. Dê feedbacks
A prática do feedback não exige muito de você e traz excelentes resultados! Converse periodicamente com cada colaborador sobre o seu desempenho e atuação no trabalho na clínica. Comece com os pontos positivos, ressaltando momentos em que o seu colaborador atuou de uma forma favorável, e finalize com os pontos a melhorar, dando dicas de como fazer isso. Lembre-se de citar exemplos para cada situação: isso valoriza a conversa!
E aí? Gostou das dicas? Utilize-as em sua clínica para melhorar a relação com sua equipe. Não se esqueça de nos contar os resultados, deixando seu comentário aqui neste post!