Engajamento: esta é a palavra em voga quando o assunto é negócios. Engajamento tem a ver com o quão forte é o relacionamento de uma pessoa e uma empresa. Quanto uma empresa vende? O consumidor troca facilmente de fornecedor? Os laços entre esses dois personagens são fortes ou fracos?
No caso de clínicas da área da saúde, esses são os pacientes e ainda assim precisam ter um nível adequado de engajamento para que alcancem o sucesso pretendido no sentido mercadológico, que é o que justifica, entre outras coisas, a existência de um negócio. Várias técnicas podem ser adotadas para garantir o engajamento de pacientes e fortalecer o relacionamento, o que também melhora o atendimento prestado ao paciente, ou seja, é bom pra todo mundo.
A seguir apresentamos quatro dicas quentes de como assegurar a melhoria do serviço prestado, aumento de receita e satisfação do paciente que consequentemente vai trazer maior engajamento.
Conheça seus pacientes
Muitos podem achar que sabem exatamente quem contrata seus serviços (e muitas vezes os conhecem sim) porém não estão atentos às suas necessidades. Pense no foco da sua clínica. Se forem crianças, talvez seja interessante ter um parquinho ou mesmo uma pessoa que ofereça um serviço de recreação para entreter os pequenos enquanto aguardam. Pense também nos pais que vão levar os baixinhos e no que você pode oferecer para eles.
Se o seu foco são executivos ou donos de empresa, ter um horário de atendimento estendido até altas horas da noite, muito cedo ou mesmo nos finais de semana pode ser uma boa ideia. Ter estações de trabalho com computadores à disposição dessas pessoas que sempre estão trabalhando também é um diferencial interessante ou mesmo uma internet wi-fi potente ou até pontos de energia para carregar celulares.
Confirme suas consultas
Pode parecer uma bobagem mencionar essa dica, mas a grande verdade é que poucas clínicas fazem isso. Ligar para o paciente relembrando-o de sua consulta é uma maneira de estar sempre por perto e é até um serviço a mais, uma vez que estamos em tempos em que a rotina nos toma um tempo precioso e os compromissos se multiplicam numa velocidade impressionante.
Ainda temos uma facilidade nos dias de hoje que é a Internet. Não é necessário deslocar um funcionário para essas ligações. Existem no mercado soluções que enviam automaticamente e-mails ou até SMS para uma base de dados pré-definida. Tenha apenas o cuidado de confirmar se seu paciente é uma pessoa que prefere ligações ou se dá melhor com mensagens por escrito.
Utilize a Internet a seu favor
Um meio rápido e mais barato de engajamento de pacientes é a rede mundial de computadores. Sua clínica já tem uma fan page no Facebook, um canal no Youtube ou um blog? Lembre-se que a Internet é hoje a maior porta de entrada de receitas e o escolhido é aquele que está sempre presente.
Fornecer um conteúdo com qualidade e que informe pacientes a respeito de sua área de atuação é, hoje, uma das melhores formas de estar por perto e ser selecionado por quem vai usar seus serviços.
Ao mesmo tempo, ao utilizar desses artifícios, você está informando as pessoas e também empoderando o paciente que ao procurar sua solução já estará preparado e bem informado. Outra vantagem é que um paciente bem informado poupa tempo de atendimento e assim você pode destinar mais atenção a outras questões durante a consulta.
Ações como essas fazem com que os pacientes prefiram sua clínica às outras existentes no mercado e vão garantir o alcance de seus objetivos mais rapidamente e com maior qualidade. Experimente pelo menos uma delas e veja os resultados. Se tiver gostado desse texto, compartilhe com seus colegas de trabalho!