Uma boa relação médico-paciente é essencial para o sucesso do tratamento e boa reputação do consultório ou clínica. Para isso, é importante que o profissional da saúde promova um atendimento humanizado, demonstrando um real e sincero interesse em entender a condição de saúde da pessoa e suas necessidades.
Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais práticas que podem ajudar a melhorar o relacionamento dos médicos com os seus pacientes e explicar a importância do desenvolvimento dessa relação e os benefícios que ela oferece para ambas as partes. Acompanhe!
Saiba como melhorar a relação médico-paciente
A melhoria na relação médico-paciente é uma estratégia utilizada no setor de saúde, conhecida como Customer Centric. Ela ajuda a fortalecer esse vínculo, criando laços de confiança, por meio da empatia, atendimento personalizado e comunicação aberta.
Veja, a seguir, 5 das principais práticas que os profissionais da saúde podem adotar para cativar os seus pacientes e melhorar a experiência em consultas.
1. Seja empático
Se colocar no lugar do paciente é fundamental para criar uma relação de confiança e proporcionar um atendimento mais humanizado. Para que isso ocorra, é importante olhar nos olhos e demonstrar interesse, fazendo perguntas sobre a vida, a família e o trabalho da pessoa.
2. Mantenha a pontualidade
A pontualidade é outro ponto essencial para manter os pacientes satisfeitos com o atendimento. O esforço em evitar atrasos é uma maneira de demonstrar a preocupação e o respeito que o profissional tem com seu paciente. Imprevistos podem ocorrer, porém, não devem se tornar rotineiros. Nesses casos, o ideal é explicar o motivo e pedir desculpas.
3. Ouça atentamente
Quando o profissional da saúde não demonstra atenção ao que o paciente está falando, cria-se uma experiência desagradável no atendimento. Para evitar que isso ocorra, é importante ouvi-lo atentamente, respeitando as suas dúvidas.
É preciso deixar claro que existe uma verdadeira preocupação com a situação. Dessa forma, é possível estreitar o relacionamento e ganhar confiança, além de conseguir entender com profundidade o que está acontecendo.
4. Fale em uma linguagem próxima
Alguns termos médicos são difíceis de serem compreendidos. Assim, procure ser claro e objetivo, utilizando uma linguagem informal e didática, para que o paciente consiga captar tudo o que é importante para o tratamento.
Não deve restar dúvidas sobre como utilizar os medicamentos, exames necessários, entre outros aspectos.
5. Trabalhe o contato pós consulta
Em geral, após uma consulta é raro o paciente receber algum tipo de contato do médico. Essa é uma situação recorrente para a maioria dos profissionais, devido ao tempo gasto com a consulta e agendas extensas.
Entretanto, é importante observar que esse tipo de contato, seja por e-mail ou mensagem em aplicativos, é responsável por fortalecer a relação médico-paciente, demonstrando o interesse do profissional pela melhora da pessoa. Essa prática estreita o relacionamento e contribui para a fidelização.
Entenda a importância de desenvolver essa relação
Uma relação saudável entre o médico e o seu paciente proporciona diversos benefícios para todos os envolvidos. Além de melhorar a qualidade das consultas, a percepção de um atendimento carinhoso e personalizado, contribui para:
- atrair novos pacientes;
- fidelizar o paciente;
- obter mais êxito nos tratamentos;
- se diferenciar no mercado.
Como vimos, é importante adotar algumas práticas para a melhoria na relação médico-paciente, já que elas podem contribuir de maneira positiva para o sucesso dos tratamentos. Além disso, elas garantem a humanização no atendimento e aumentam a boa reputação da clínica no mercado.
Gostou deste artigo? Para saber mais sobre a relação médico-paciente siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!