É extremamente necessário seguir um mini manual de limpeza consultório médico a fim de manter o espaço de atendimento e recepção de pacientes em bom estado de conservação, afinal a primeira impressão deles será diretamente influenciada por essas questões.
Sendo assim é preciso compreender que limpeza é um procedimento diferente de higienização, embora ambas sejam de suma importância.
Vale registrar que a limpeza deve ser considerada a primeira etapa de um processo, que vai retirar a sujeira do local preparando-o para a higienização que deve ocorrer logo em seguida, visando a desinfecção do espaço.
Pensando nessa necessidade, elaboramos um mini manual de limpeza para consultórios. Veja a seguir nossas sugestões.
Entenda o que é necessário para a limpeza do consultório médico
Para que a limpeza do consultório seja feita de maneira adequada será preciso ter os seguintes materiais:
- água,
- hipoclorito de sódio a 1%;
- vassoura;
- pá;
- pano seco;
- pano de chão;
- luvas;
- álcool 70%.
Todas as superfícies devem ser abrangidas no processo de limpeza que precisa compreender os balcões de atendimento, as cadeiras, os revisteiros, os armários, os computadores, os banheiros, as salas de atendimento médico e a sala de administração.
No que se refere aos banheiros é preciso ainda observar as normas da Vigilância Sanitária que exigem que esse local tenha um sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis.
Veja dicas por meio do manual de limpeza consultório médico
Inicialmente, a limpeza deve começar retirando o excesso de poeira e sujeira tanto da mobília quanto do chão. O movimento de limpeza do chão não pode ser em vai e vem, mas sim, deve atender a uma única direção, que deve ser, preferencialmente, de dentro do consultório para fora.
Na mobília, deve ser passado um pano úmido, para retirar o excesso de pó e em seguida o álcool 70% com hipoclorito de sódio 1% para limpar mais profundamente. Já o chão deve ser varrido com o auxílio de um pano umedecido em água (apenas para não espalhar a sujeira no ar) e, em seguida, deve ser passado um outro pano limpo, agora umedecido em uma solução com cloro.
Entenda qual a periodicidade deve ser seguida na rotina de limpeza
O consultório médico deve ser limpo diariamente se possível mais de uma vez ao dia, dependendo da quantidade de pessoas que circulam no ambiente. Isso porque a cada paciente que chega da rua e se senta para aguardar sua vez na sala de espera, traz em seus calçados e mãos bactérias e microrganismos que contaminam o ambiente.
Os médicos também precisam estar atentos às questões de higiene e limpeza, especialmente quando retornam do horário de almoço e trazem consigo as sujeiras da rua. Dessa forma, a higienização frequente é uma realidade indispensável nos consultórios e deve ser implementada como parte da rotina de tarefas diárias.
Reduza o uso de materiais e outros itens desnecessários
Até mesmo os setores administrativos devem contribuir para a limpeza e organização do consultório, especialmente no que se refere ao excesso de papéis e prontuários que podem contribuir para o acúmulo de sujeira, ácaros e outros microrganismos.
Por essa razão, é fundamental cuidar da limpeza e higiene desses setores e substituir certos elementos físicos por arquivos eletrônicos, sempre com o objetivo de preservar a organização e o asseio.
Como vimos, é de suma importância seguir um manual de limpeza consultório médico a fim de garantir a saúde e o bem-estar de todas as pessoas que circulam nesse ambiente.
E então, o que você achou do nosso manual de limpeza de consultório médico? Se você gostou, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!