Assim como para qualquer tipo de empresa, a avaliação de desempenho da clínica médica é fundamental para nortear tomadas de decisões e avaliar se as estratégias adotadas estão garantindo a sua competitividade no mercado. Para isso, é necessário coletar diversas informações, como rotina do atendimento e dados administrativos e financeiros.
Para auxiliar nessa avaliação, há ferramentas importantes, como os indicadores de desempenho, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators). Eles se referem a dados coletados que indicam a performance de uma empresa em diversos níveis. Exemplo disso é a quantidade de pacientes atendidos pela clínica em um determinado período.
Neste artigo, vamos explicar os principais aspectos que devem ser avaliados para entender o desempenho de uma clínica. Continue a leitura para saber mais!
Os indicadores de desempenho
Os KPIs de clínicas médicas são variáveis que identificam e monitoram a efetividade das atividades, norteando a tomada de decisão com base em uma análise de custo de implantação e prioridade. Eles também são importantes para a prestação de contas em casos de fiscalização pelos órgãos responsáveis.
No entanto, a geração de indicadores requer um sistema informatizado eficiente, bem como funcionários treinados para alimentá-lo de maneira correta e uma validação constante desses números para garantir um diagnóstico confiável. Veja, a seguir, alguns dos principais indicadores que devem ser avaliados em uma clínica.
Taxa de permanência
Esse indicador, também chamado de “média de permanência geral”, refere-se ao tempo em que o paciente permanece internado na clínica, sendo diretamente relacionado à gestão operacional do leito. Ele complementa diversos indicadores, como o índice de infecção hospitalar, o nível de comprometimento da equipe, a ocorrência de eventos adversos, entre outros.
A taxa de permanência dos pacientes na clínica hospitalar é utilizada para avaliar a efetividade das ações institucionais, mas é influenciada essencialmente pelo perfil clínico do paciente. Ela não deve ultrapassar 7 dias de internação nos casos agudos, devido a uma maior probabilidade de ocorrências de infecções hospitalares, agravando a situação clínica do indivíduo.
Intervalo de substituição
O intervalo de substituição se refere ao tempo médio em que o centro cirúrgico fica desocupado, estando relacionado diretamente ao tempo de ociosidade de um leito.
Esse cálculo é feito multiplicando a média de permanência do paciente na clínica pelo percentual de desocupação e dividindo o resultado pela porcentagem de ocupação.
Um resultado com alto índice interfere na assistência aos pacientes que aguardam por cirurgias. Além disso, é preciso considerar que leitos vazios não geram receitas para a instituição.
Total de atendimentos por dia
O total de atendimentos por dia é um indicador muito utilizado para medir e avaliar diversos aspectos, como o número de atendimentos realizados, o tempo médio de consulta, a quantidade de pacientes que fizeram exames, entre outros.
As melhores formas de fazer avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho de uma clínica requer a realização do cruzamento dos dados coletados para produzir análises úteis e confiáveis. Para isso, é preciso aplicar métricas e fazer controles importantes, como:
- métrica de qualidade: desempenho da clínica de acordo com a visão dos pacientes, considerando instalações, atendimento e pontualidade;
- métrica de produtividade: quantidade total de atendimentos relacionada ao tempo gasto e desempenho de cada colaborador;
- métrica de capacidade: avalia se a clínica está utilizando toda a sua capacidade de atendimento e se precisa de expansão;
- indicadores de estratégia: relacionados à gestão administrativa e financeira, são utilizados para avaliar se as medidas adotadas e as receitas geradas conseguem cobrir os gastos e gerar lucro;
- elaboração de relatórios embasados: proporciona uma visão do desempenho da clínica com base nos dados coletados, que são agrupados e comparados, permitindo o estabelecimento de relações entre eles;
- utilização de um software médico: por ser especializado na área, permite o controle e a análise dos dados com grande facilidade e confiança.
Como vimos, a avaliação de desempenho da clínica médica é importante para analisar a eficiência das estratégias adotadas e ajudar na tomada de decisões em relação aos processos administrativos e financeiros.
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