Em momentos de pandemia, como atualmente no enfrentamento da Covid-19, é fundamental conhecer e colocar em ação as melhores práticas para lidar com a gestão de crise no consultório.
Como o cenário atual exige o isolamento social é muito importante saber o que fazer e como adequar o negócio a essas circunstâncias especiais e a outras situações extraordinárias, como desastres e calamidades públicas que possam vir a ocorrer.
Sendo assim, listamos 5 dicas importantes para uma boa gestão de consultório em momentos de crise. Prossiga com a leitura e saiba mais.
1. Para fazer uma boa gestão de crise no consultório aposte na prevenção
A prevenção é a melhor alternativa que temos para evitar uma contaminação, de modo que vale a pena ressaltar essa questão junto aos pacientes do consultório. Isto é: uso do álcool em gel, luvas e máscaras, bem como instruções no que se refere ao contato e convívio nos ambientes.
Outra medida interessante é mostrar as mudanças realizadas no consultório para o enfrentamento do problema a fim de proporcionar mais segurança para os pacientes.
2. A fim de ganhar visibilidade nas redes sociais invista em conteúdo rico
Como a maioria das pessoas está em isolamento em suas casas, as redes sociais estão sendo vistas com muito mais frequência e, portanto, existe aí uma oportunidade de produzir conteúdo relevante para atrair novos pacientes e gerar engajamento e fidelização.
Logo, é possível fazer vídeos com os profissionais do consultório, cada um explicando um pouco como os pacientes devem proceder em suas residências para se protegerem do vírus. Isso, sem falar nas postagens animadas e nos posts educativos que certamente vão contribuir para o aumento de seguidores e visitantes nas redes sociais do consultório.
3. Busque esclarecer dúvidas por meio de uma comunicação clara e objetiva
Em decorrência das postagens pode ser que surjam dúvidas nos comentários ou até mesmo no WhatsApp do consultório, por isso é vital estar atento para responder a todos.
Além disso, é necessário procurar utilizar sempre uma comunicação clara, com o objetivo de facilitar a compreensão das pessoas para que de fato, o posicionamento do consultório, nesse contexto, possa oferecer uma contribuição significativa para a sociedade.
4. Visando estreitar a relação com os pacientes ofereça consultas online
Em algumas situações é possível atender os pacientes por meio de consultas online, o que é uma excelente maneira de permanecer ativo e manter a lucratividade do negócio mesmo que o trabalho seja feito em home office.
Para que essa estratégia dê certo é necessário entrar em contato com os pacientes que podem ser atendidos por esse canal e oferecer-lhes essa alternativa.
5. Remarque as consultas presenciais para um momento mais oportuno
Ocorre que existem alguns atendimentos que não poderão ser feitos online, assim como existem pacientes que vão preferir esperar até que possam ser atendidos na modalidade presencial.
Em ambos os casos, evite desmarcar a consulta, pois uma agenda vazia para os próximos meses é tudo que o seu consultório não pode ter! Ao contrário, opte pela remarcação dos horários para garantir o comprometimento dos pacientes com as consultas agendadas.
Agora que você já sabe as 5 práticas para uma boa gestão de crise no consultório, nada de ficar em pânico com os acontecimentos, execute as nossas ideias e ultrapasse essa fase com mais tranquilidade.
Esperamos que você possa tirar o máximo proveito das nossas dicas. O nosso software médico tem mais uma de bônus para você. Sabemos que o momento é de se isolar, mas não de recuar, pois o seu paciente precisa de você. Então foi lançado o sistema de telemedicina para te ajudar a estar presente nos cuidados com os seus pacientes mesmo que à distância.
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