O termo Saúde Digital se refere à Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) para a produção e disponibilização de informações confiáveis sobre a saúde das pessoas, quando necessárias. Ela envolve os recentes avanços tecnológicos na medicina, bem como novos conceitos de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), aplicações de redes sociais, entre outros.
Um de seus principais objetivos é a captação de dados de monitoramento da saúde, como a pressão arterial, para que as pessoas consigam melhorar seu estilo de vida, mantendo-se mais saudáveis. Veja, a seguir, quais os benefícios da Saúde Digital e como as clínicas podem se preparar para ela!
Quais são os benefícios que a Saúde Digital oferece?
Entre os diversos benefícios que a Saúde Digital proporciona, podemos citar a unificação e integração das informações sobre os pacientes em um único software. Isso inclui dados sobre consultas, exames e medicamentos prescritos que podem ser acessados a qualquer momento pelos profissionais envolvidos em um atendimento.
Redução de custos
O atendimento dispensa o uso de caneta e papel para anotações. Além disso, ao favorecer uma intervenção médica precoce no desenvolvimento de uma doença, a Saúde Digital ajuda a reduzir os custos dos serviços de saúde.
Aumento da produtividade
A Saúde Digital utiliza sistemas de gestão médica que otimiza processos administrativos, tornando o trabalho mais eficiente e aumentando a produtividade — isso é possível graças à integração dos sistemas que elimina erros. Além disso, o uso de aplicativos aprimora o desempenho dos agendamentos, permitindo que o próprio paciente escolha o horário mais adequado.
Favorece diagnóstico rápido e precoce
O uso de tecnologias de ponta ajuda no diagnóstico precoce e ágil de doenças, evitando que elas progridam, e permite que sejam tratadas logo no início dos sintomas.
O paciente fica mais participativo
Outro grande benefício da Saúde Digital, é que os pacientes se transformam em participantes ativos de suas curas e cuidados. Além disso, eles podem obter diagnósticos mais precisos.
Como preparar a clínica para a Saúde Digital?
O preparo de uma clínica para a Saúde Digital requer a observação de vários aspectos, desde um entendimento melhor sobre o assunto até a adoção de tecnologias necessárias para sua implementação.
Estude sobre o assunto
O primeiro passo é se inteirar sobre as novas tecnologias aplicadas à saúde, entendendo como elas funcionam para analisar como elas podem contribuir para a sua clínica. Além disso, é importante observar quais são as mais adequadas.
Avalie como a Saúde Digital pode ajudar a clínica
A tecnologia pode otimizar todas as atividades administrativas. Exemplo disso, é a utilização de um software médico que melhora a rotina no consultório, pois automatiza todos os processos relevantes, como:
- agendamentos online;
- e-mail marketing;
- gestão financeira;
- lembretes de consultas;
- prontuário eletrônico.
Com isso, os profissionais e funcionários ficam liberados para dedicarem mais tempo em fornecer o melhor atendimento aos pacientes.
Conheça as tecnologias envolvidas
As inovações tecnológicas na área da saúde envolvem conceitos como Inteligência Artificial, Telemedicina, Cirurgia Robótica, Big Data e wearables, que se relacionam às melhores práticas de cuidados com a saúde. São ferramentas que contribuem para a prevenção de doenças, ajudando na intervenção e na relação médico-paciente.
É possível começar utilizando aplicativos para treinos, wearables, bem como os que atendem à saúde em geral. O objetivo é entender como eles funcionam para que possa utilizá-los.
Use a gamificação
Para ser um profissional atualizado e integrado com a nova medicina, é importante aderir às tecnologias que podem ser utilizadas na área, proporcionando um melhor entendimento sobre o grande potencial da Saúde Digital.
A gamificação pode ajudar muito nesse sentido, tornando a aprendizagem mais produtiva e dinâmica. Ela consiste em utilizar características e mecânicas de jogos em outros contextos. Exemplo disso são os aplicativos de saúde que ajudam a lembrar a hora de beber água ou tomar remédios — os usuários ganham pontos a cada conquista, o que pode ser muito motivador.
A maioria das mudanças traz um pouco de medo e receio, mesmo quando contribuem para melhorias. No entanto, é fundamental acompanhar as tendências do mercado para entendê-las e aderir às tecnologias que impactam na área da saúde.
Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário e compartilhe suas experiências com as tecnologias aplicadas na medicina!