Antes de começarmos é preciso entender que não existe “receita de bolo” para definir os processos internos da sua clínica. Ainda que você tenha uma clínica concorrente que trabalhe com exatamente o mesmo perfil de pacientes e a mesma gama de procedimentos e planos de saúde, a estrutura dele não servirá para você - e isso é ótimo!

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente já entende que sua clínica é uma empresa, um negócio - e se ainda tem dúvidas sobre isso, sugiro que participe desta discussão aqui antes de seguir com a leitura.

Agora, iniciando o debate de hoje, você sabe dizer qual é o objetivo, o propósito da sua clínica?

Para responder a essa pergunta reflita sobre o que lhe fez montar a clínica em primeiro lugar. E já antecipo que a resposta não deve ser “para ter lucro” - embora esteja tudo bem ser uma instituição de saúde e ganhar dinheiro, já que as empresas do ecossistema de saúde também são negócios (mas isso é uma outra discussão da qual você pode participar clicando aqui).