O estoque é um elemento crucial às clínicas médicas. Se os itens demandados no dia a dia não estão estocados, fica difícil realizar os procedimentos diários e os pacientes tornam-se os principais prejudicados. Portanto, é necessário entender de estoque mínimo.
Infelizmente, nem todas as clínicas dão a devida atenção ao tema. Cuidam pouco dos seus estoques e, quando menos esperam, sofrem com a ausência de algum item que é necessário ao trabalho. Isso, além de prejudicar os processos, prejudica a imagem e o lucro da clínica.
Nos tópicos seguintes, detalhamos o que é estoque mínimo, qual a sua importância para a clínica médica e como calculá-lo ao longo do expediente. Então, continue a leitura.
Afinal, o que é estoque mínimo?
Em suma, o também conhecido como estoque de segurança é uma espécie de linha vermelha que não deve ser ultrapassada. É o limite mínimo de mercadoria armazenada de um determinado produto, sendo que, quando é alcançado, deve-se realizar novas compras.
O estoque mínimo também serve de ponto de referencial. Com ele, saberá qual é o nível ideal de mercadorias, garantindo que não tenha níveis elevados ou baixos demais desse mesmo produto. Desse modo, a clínica pode se manter "enxuta", mas sem correr o riscos.
Como calcular o estoque mínimo da sua clínica?
Para calcular o estoque mínimo da clínica médica, você não precisa de um conhecimento profundo de gestão ou matemática, porém, é preciso conhecer dois números gerenciais: o consumo médio diário e o tempo de reposição. Entenda melhor esses conceitos:
- consumo médio diário – conto se consome desse item todos os dias;
- tempo de reposição – o número de dias necessários para repor esse produto.
É interessante que alguns itens são copiosamente consumidos ao longo do expediente. No entanto, sua reposição é demorada, pois é preciso acionar os fornecedores e esperá-los fazer a entrega, o que pode levar até 1 semana ou mais. Com esses dados, use a seguinte fórmula:
- estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição
Veja um exemplo: todos os dias, a clínica consome 50 luvas descartáveis. Seu fornecedor de luvas demanda o máximo 8 dias para realizar a entrega. Logo, seu estoque mínimo é de 400 luvas descartáveis. Sempre que chegar nesse nível, terá que efetivar um novo pedido.
Quais os benefícios do estoque mínimo?
Existem muitos benefícios ligados ao assunto. Primeiro, você provavelmente não terá o problema de ter um item importante faltando no seu estoque. Sempre que o limite mínimo for percebido, poderá efetivar um novo pedido e tudo volta ao normal.
Além disso, não precisará se sobrecarregar com determinados itens, temendo sua ausência no futuro. Isso tem implicações financeiras importantes, afinal de contas, não precisará deixar seu capital de giro paralisado e poderá aproveitá-lo em outros itens para a clínica.
Agora que está por dentro do tema, lembre-se de que o estoque mínimo é a linha vermelha, e você não deve ultrapassá-la. Felizmente, seu cálculo é simples, bastando multiplicar o consumo médio diário pelo tempo que leva até receber o item demandado. Assim, poderá manter sempre um nível ideal de estoque, promovendo grandes benefícios à clínica.
Gostou do nosso artigo? Aproveite, então, para compartilhá-lo em suas redes sociais e manter seus amigos por dentro do assunto. Não perca essa oportunidade.