Atualizado em 26 de março de 2019
O sucesso de uma clínica está diretamente ligado ao CAC, que nada mais é do que o custo de aquisição de clientes. Sendo assim, todo médico precisa entender que é muito importante ter o domínio disso para a gestão de uma clínica.
Neste post você vai entender o que é CAC e quanto custa conquistar um paciente.
Saiba o que é CAC
A sigla vem do inglês, Customer Acquisition Cost, que na a nossa realidade podemos chamar de custo para adquirir pacientes. Esse valor é encontrado a partir da soma de todos os recursos financeiros utilizados para atrair as pessoas, como a publicidade, patrocínios, etc., dividido pelo número delas que realmente se tornou um paciente em determinado período. O resultado desse cálculo é o que chamamos de CAC.
Apesar de ser um recurso simples, não o subestime: ele é muito importante para a sua clínica! Por isso criamos uma Calculadora de CAC exclusiva para você começar a usar ainda hoje:
Entenda a importância do CAC
Como mostrado no tópico anterior, conquistar pacientes tem um custo e, se você não tomar muito cuidado, esse custo pode gerar prejuízos para o consultório. Por isso, é muito importante ter o domínio do CAC para fazer uma boa gestão da clínica, pois, a partir de seus resultados é possível ver os pontos que devem ser aperfeiçoados e trabalhar em cima deles para buscar melhores resultados.
Veja como as estratégias são relevantes
As estratégias para organização de dados e bom relacionamento com os pacientes são de extrema importância, pois não adianta focar em aumentar o fluxo e a renda da clínica sem dar conta de atender a todos com qualidade, não é?
É preciso manter todas as informações em ordem a fim de gastar menos tempo com a administração do negócio e, consequentemente, proporcionar um relacionamento mais próximo e completo com os pacientes para fidelizá-los.
Para isso, é essencial contar com um bom sistema de gestão a fim de garantir tais resultados.
Alie-se a um sistema especializado
Um software especializado é essencial para garantir que uma clínica alcance seus objetivos, como aumentar o número de pacientes e proporcionar mais tempo ao médico — que, por sua vez, gastará menos tempo com a administração.
No entanto, para otimizar a gestão da clínica e ainda manter um controle de todos os processos (inclusive financeiros), é indispensável a aquisição de um software de gestão que poderá ajudá-lo em questões como: ligação da agenda com a parte financeira, filtro para pacientes de particular e planos, prontuário eletrônico, receituário, faturamento, envio de e-mail e SMS e ainda ferramentas de chat interno para comunicação e opções para gerenciar mais de uma clínica em uma mesma conta.
Dessa forma, é possível aumentar o fluxo e a renda da clínica e gastar menos tempo com as tarefas operacionais da administração do negócio. Você não precisa se preocupar em ter uma extensa boa equipe de trabalho e poderá se dedicar mais a realizar atendimentos com qualidade, de modo que os serviços oferecidos contribuam para a fidelização dos pacientes.
E você? Quais as dificuldades que enfrenta com o CAC da sua clínica? Assine nossa newsletter e receba novidades!