Após o surgimento das redes sociais, houve uma revolução na forma como as pessoas se comunicam e também na maneira como as empresas se relacionam com os seus públicos e divulgam os seus produtos ou serviços. Na área médica, não é diferente e muitos consultórios ou clínicas estão utilizando essas novas mídias para conquistar novos pacientes.
Mas como usar redes sociais para divulgação de uma clínica médica? Qual é a melhor maneira para se obter sucesso nessa atividade? Tudo isso será visto nos tópicos a seguir. Continue conosco para saber mais!
Siga as diretrizes propostas pelo CFM
Assim como acontece nas mídias tradicionais, como quando você anuncia em jornais e revistas ou em emissoras de rádio e televisão, ao utilizar as redes sociais para divulgar atividades médicas também é necessário seguir as normativas éticas propostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
De acordo com o CFM, deve-se ter o cuidado para que os anúncios publicitários não pareçam propaganda, sendo proibido o uso de fotos de pacientes nos posts, a divulgação de preços de consultas e tratamentos, entre outras diretrizes. Para que você entenda melhor aquilo que propõe o CFM, recomendamos a leitura na íntegra das Resoluções 1.974/11 e 2.126/2015.
Defina uma persona para a sua clínica
Antes de iniciar uma estratégia de marketing nas redes sociais, é importante que você defina uma persona para a sua clínica. Por persona, entende-se um personagem semifictício que representa um paciente real do seu estabelecimento médico.
A ideia é que sejam criadas mais de uma persona, pois certamente você possui diferentes tipos de pacientes e cada um deles possui necessidades e anseios específicos, que podem ser trabalhados nas publicações que você fizer em suas redes.
Utilize as redes sociais de forma educativa
Como o CRM proíbe propaganda direta, as redes sociais podem ser utilizadas como uma forma de educar os pacientes, de modo que você seja visto como um especialista, alguém que entende do assunto que está falando, passando confiança para quem visualiza as suas publicações.
Assim, você pode esclarecer dúvidas comuns que as pessoas têm sobre determinadas patologias, dar dicas de como se prevenir de doenças etc. Um exemplo que pode ser seguido é do médico Dráuzio Varella, que mantém um site e redes sociais riquíssimos em conteúdo informativo.
Mantenha uma identidade visual
É importante que os posts das suas redes sociais mantenham um padrão visual para que as pessoas assimilem o conteúdo à sua marca sempre que visualizarem a publicação.
Caso a sua clínica ou consultório tenha uma identidade visual, com logotipo, tipografia e grafismos específicos, esse modelo precisa ser seguido.
Interaja sempre com o seu público
A comunicação nas redes sociais é uma via de mão dupla, ou seja, é preciso que haja interação entre emissor e receptor. Isso quer dizer que sempre que alguém enviar uma mensagem ou deixar um comentário, deve ser respondido da forma mais breve possível, pois isso estreitará o relacionamento com os seus pacientes.
Outro ponto importante quando falamos em interação é que ela seja estimulada. Você pode, por exemplo, criar um espaço para que os seus seguidores enviem dúvidas relacionadas à saúde para que você esclareça.
Agora que você já sabe como usar redes sociais para divulgação de sua clínica médica, que tal aproveitar que estamos nesse assunto e curtir a nossa página no Facebook? Lá você encontrará várias outras dicas interessantes!