O uso de um software para clínicas médicas gera diversos benefícios, como a redução do uso de papeis, a otimização de processos internos, a utilização de prontuários eletrônicos, o fácil agendamento de consultas e a segurança das informações.

No entanto, o que poucos consideram ao usar esse tipo de sistema é o fato de que existem outras vantagens indiretas, entre elas, destacam-se os serviços financeiros. Para entender melhor, veja quais são eles, a seguir!

1. Emissão de nota fiscal

Emitir notas fiscais para os pacientes que realizam consultas ou procedimentos em uma clínica é muito importante, uma vez que comprova os rendimentos do estabelecimento. Assim, é possível ter um maior controle no setor financeiro e cumprir a legislação contábil.

Além disso, os pacientes também são beneficiados, visto que muitos deles usam as comprovações de despesas médicas para deduzir valores no imposto de renda. Com isso, um bom software de gestão para clínicas médicas pode garantir esse serviço.

2. Repasse médico parametrizado

O repasse médico nada mais é do que a divisão dos pagamentos entre as clínicas e os profissionais que nela atuam. Apesar de parecer simples, esse processo costuma dar muitas dores de cabeça para os administradores de estabelecimentos de saúde.

Isso porque há bastante burocracia para os pagamentos, já que é preciso verificar todos os atendimentos e procedimentos que foram realizados, bem como o tipo de convênio de cada paciente.

Com um software para clínicas médicas, tudo isso é feito de forma parametrizada e automática, o que possibilita ter um controle rígido sobre quem fez cada tarefa, além de permitir que os pagamentos sejam realizados de forma adequada.

3. Conciliação bancária

A conciliação bancária permite que o gestor da clínica verifique as informações das contas do estabelecimento no banco, e o que está registrado no sistema. De tal modo, facilita a identificação de gargalos ou operações inadequadas. 

Assim, se os bancos estiverem cobrando alguma taxa abusiva, por exemplo, isso pode ser verificado e o valor revisto pela instituição, caso necessário. 

4. Balancete contábil

O balancete contábil é fundamental para que você saiba exatamente quais são os valores investidos em cada área do negócio.

Por exemplo, parte do dinheiro é gasto com materiais de escritório, nos materiais de limpeza, nos medicamentos, nas luvas e uniformes para médicos e enfermeiros etc. Também são diferentes as formas como as despesas são tidas, como o recebimento de convênios e os atendimentos particulares.

Sendo assim, o balancete contábil, presente em bons sistemas de gestão, é relevante para que todas as despesas e receitas sejam monitoradas.

Esses são alguns dos principais serviços financeiros de um software para clínicas médicas. Portanto, considere todos eles na hora de fazer a contratação, para escolher a opção ideal, de acordo com as necessidades do seu negócio! 

O Shosp é um sistema que dispõe de todas essas funcionalidades para os seus usuários. Estamos à disposição para ajudar a melhorar a parte financeira da sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o nosso método de trabalho!