Se você acompanha nosso blog, já sabe da importância de ter uma boa gestão na sua clínica. Um dos fatores que impactam diretamente o sucesso dessa iniciativa é o uso de tecnologias que ajudem a otimizar o seu tempo e a automatizar processos, como é o caso dos sistemas para clínicas e do ERP de hospitais. Mas você sabe quais são as diferenças entre essas duas soluções?
Encontrar a melhor opção para você passa por entender qual tecnologia se aplica melhor às suas necessidades. Sendo assim, neste post, vamos desvendar quais as características e benefícios dos sistemas para clínicas e do ERP de hospitais, a fim de ajudá-lo a fazer a melhor escolha! Acompanhe!
Qual a diferença entre sistemas para clínicas e ERP de hospitais?
A seguir, listamos as principais diferenças entre essas soluções. Acompanhe agora mesmo!
O ERP de hospitais
Você já deve ter ouvido falar do ERP, ou Enterprise Resource Planning. Essa é uma solução robusta, que traz diversos módulos de gestão e está focada na integração de todos os processos administrativos e operacionais de uma empresa.
Um ERP de hospitais integra processos administrativos e assistenciais, melhorando a gestão de dados do local e contribuindo para oferecer um atendimento mais eficaz aos pacientes.
Para implementar esse ERP, é preciso fazer um mapeamento dos processos já existentes, buscar um sistema de gestão especializado nessa área e confrontar funcionalidades e processos. Ou seja, é um procedimento mais lento, que exige um investimento alto tanto no aspecto financeiro quanto no temporal. Isso sem contar que há uma mudança significativa na rotina de todos os colaboradores.
Os sistemas para clínicas
Os sistemas para clínicas têm muitas das funcionalidades do ERP, mas estão focados na otimização do dia a dia do seu negócio, o que torna a implementação da solução muito mais rápida e amigável para os seus colaboradores.
Com um sistema desse tipo, você otimiza a agenda dos médicos, faz um melhor aproveitamento do espaço físico por meio do controle de salas, tem acesso fácil a documentos e agiliza o atendimento com cadastros ágeis e intuitivos.
A personalização do atendimento ao paciente é um diferencial, já que é possível ter acesso a prontuários eletrônicos, emissão de atestados e receituários e solicitação de exames em poucos segundos. Pode-se ter, também, o registro completo de todos os atendimentos feitos diretamente na tela do computador.
Como em toda clínica, você também precisa de um controle financeiro eficiente, por isso, esses sistemas vêm equipados com módulos financeiros que permitem o controle do fluxo de caixa, da conciliação bancária, das contas a pagar e a receber, entre outros recursos.
Todos esses dados podem ser visualizados por meio de relatórios intuitivos e de fácil compreensão, contribuindo para uma gestão clínica e administrativa mais eficiente.
Quais são as indicações específicas para esses sistemas?
O momento da escolha de um software médico é complexo. Isso porque já existem dezenas de opções no mercado, e isso faz com que as instituições de saúde fiquem confusas em suas tomadas de decisões.
Por isso, é importante entender as funcionalidades de cada tipo de sistema e para qual contexto cada software é destinado. Por exemplo, existem sistemas diferentes que cuidam das seguintes áreas:
- atendimento aos pacientes;
- gestão financeira;
- gestão de qualidade;
- integração com laboratórios e exames de imagem;
- comunicação;
- agendamento inteligente.
A seguir, listamos as principais informações sobre cada tipo de sistema e suas funcionalidades, com o objetivo de ajudar sua instituição de saúde a tomar a decisão mais adequada. Acompanhe!
Atendimento aos pacientes
Na prática, um software de atendimento aos pacientes tem como objetivos principais:
- arquivar, registrar e consultar prontuários;
- modelar documentos e criar padrões;
- elaborar prescrições customizadas.
Gestão médica inteligente
Um sistema inteligente de gestão médica tem como objetivo facilitar a administração e o fluxo de informações correntes dentro da instituição. Por exemplo, um sistema desse tipo acompanha o fluxo desde a inserção de dados até a análise de relatórios.
Na prática, esse software trabalha com a gestão de materiais, de recursos, de estoque e de qualidade. Um ponto a ser destacado sobre esse tipo de sistema é que ele já está disponível aos montes no mercado.
Gestão financeira
Um sistema que tem como objetivo otimizar e aperfeiçoar a gestão financeira de uma instituição de saúde oferece a clareza na leitura de relatórios e uma grande automação das etapas de encerramento de consultas, além de cuidar da realização de pagamentos.
Em um cenário no qual a taxa de no-show é considerável e existem muitas práticas de glosas hospitalares, a gestão financeira detalhada e a confecção de relatórios otimizados e confiáveis são imprescindíveis.
Agendamento inteligente
O último exemplo tem o objetivo de agilizar e otimizar o atendimento ao paciente. Por meio da aplicação do sistema, é possível realizar agendamentos vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana. Além disso, esse software reduz os custos com operação e com pessoal focado em atendimento.
Um ponto a ser levado em consideração é que, caso esse sistema de marcação esteja integrado com a agenda médica da instituição de saúde, é possível liberar janelas para novas marcações em situações de cancelamentos.
Em um contexto em que muitos pacientes não comparem às consultas marcadas — por exemplo, em São Carlos, esse número já alcançou os 40% —, essa funcionalidade pode ser de alta importância para as instituições manterem seus fluxos de operação saudáveis.
Na dúvida, qual escolher?
Como você deve ter percebido, o ERP é uma ótima solução para ambientes de grande porte. Contudo, se você não tem como objetivo transformar sua clínica em um hospital, usar sistemas para clínicas pode ser bem mais vantajoso, tanto do ponto de vista operacional quanto do financeiro.
Essa solução é vantajosa operacionalmente porque você otimiza os processos da sua clínica, economiza tempo e mantém um controle personalizado sobre cada atendimento. Financeiramente é válida porque você dispõe de soluções acessíveis, disponíveis na nuvem e que não precisam de grandes investimentos para a implementação.
Além de todos esses tópicos, sua instituição de saúde precisa analisar se serão necessárias outras funcionalidades, como prontuário eletrônico, marketing médico e integração financeira. Elas muitas vezes são vistas como prioridades pelas organizações médicas e precisam ser consideradas no momento da tomada de decisão. Por isso, analise todos os detalhes e considere realizar um benchmark com outras instituições de confiança.
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