Ter uma boa gestão do relacionamento é fundamental para qualquer tipo de negócio, pois é a maneira de avaliar se todo o processo de atendimento, campanhas e estratégias de vendas estão orientadas. Assim, o CRM para clínicas médicas faz diferença.
De modo geral, o CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o paciente, é um software especializado no armazenamento de informações sobre atendimentos e abordagens com os consumidores.
Ele é fundamental para a consulta de dados específicos. Afinal, todo mundo deseja ser bem atendido.
Imagine, por exemplo, requisitar um plano alimentar individualizado durante um tratamento médico, mas a atendente não encontra as informações prévias sobre sua saúde?
Isso pode ser bastante problemático e, até mesmo, prejudicar o relacionamento dos médicos com os pacientes.
Por essa razão, o uso do software tem se tornado cada vez mais frequente em hospitais, clínicas e consultórios, por oferecer todo o suporte de atendimento e proporcionar uma ótima experiência ao paciente, que pode estar em um momento difícil da vida.
No artigo de hoje, conheça algumas vantagens do CRM para clínicas médicas e saiba a importância de investir nessa tecnologia. Acompanhe a leitura!
1 - Ajuda na fidelização dos pacientes
De acordo com a pesquisa “Experiência do Cliente Brasil”, feita pela Reviewr, os fatores que contribuem com a fidelização dos pacientes são: qualidade do serviço (68%), qualidade do atendimento (65%) e preço (63%).
Por esse motivo, cerca de 49% das empresas brasileiras aumentaram seus investimentos em gestão de atendimento e relacionamento com o paciente, incluindo as clínicas médicas.
No ramo da saúde, os profissionais sabem que a melhor maneira de fidelizar os pacientes é através de um atendimento humanizado e atencioso.
Até porque se o indivíduo não ficar satisfeito com a abordagem médica, ou até mesmo com a recepção, é pouco provável que ele retorne à clínica ou consultório.
Isso vale para todos os setores da saúde: atendimentos emergenciais, serviços de estética para colocar botox para área dos olhos, entre outros. Diante disso, garantir a fidelização dos pacientes, em conjunto com a qualidade dos serviços, é fundamental.
Com o software de CRM, antes mesmo do paciente entrar na sala de consulta, a recepção já conta com as principais informações, como:
Nome;
Idade;
Estado civil;
Endereço;
Doenças crônicas;
Cirurgias recentes;
Data da última consulta;
Entre outros.
Quanto mais informações a respeito do paciente, mais personalizado é o atendimento e, desse modo, melhor é o relacionamento entre o consultório e paciente.
Pode parecer um mero detalhe, mas quando as casas de repouso no tatuapé, por exemplo, recebem os familiares e pacientes já pelo nome, esse tipo de abordagem faz com que as pessoas se sintam acolhidas.
Uma forma de coletar esses dados é já fazer o cadastro do paciente no primeiro atendimento. Depois, só é preciso atualizar o CRM.
Posteriormente, vale a pena realizar uma pesquisa de satisfação com o paciente, para verificar se ele está contente com o atendimento.
2 - Melhora os resultados da clínica
Com um CRM eficiente, é possível produzir relatórios automáticos por meio de métricas fundamentais que analisam o desempenho do seu negócio.
Quando não se acompanha os indicadores, é muito difícil realizar um planejamento estratégico assertivo.
Por exemplo, algo simples, como a presença de uma máquina de café com moeda, já pode mudar a recepção dos pacientes, ainda mais porque eles precisam esperar para o atendimento.
Mas para descobrir essa necessidade, é preciso acompanhar os indicadores.
Sendo assim, com o software de CRM, é possível ter acesso a esses dados completos para realizar a análise do desempenho da sua clínica. Portanto, a tecnologia ajuda no aumento de receitas, com o direcionamento de estratégias.
3 - Aumento das indicações da sua clínica
Uma das melhores formas de aumentar a lucratividade da sua clínica é por meio das indicações.
Afinal de contas, temos a tendência de comprar produtos naturais para emagrecer rápido, por exemplo, quando são recomendados por conhecidos.
O mesmo vale para a consultas médicas. Quando alguém de confiança indica um profissional da saúde, os amigos e familiares sentem mais confiança em marcar uma consulta na sua clínica, tornando o seu consultório muito mais reconhecido.
Vale dizer que essa cultura de indicações, também conhecida como “marketing boca a boca”, é uma das melhores formas de rentabilidade, além de ter um custo praticamente nulo para a sua clínica.
4 - Informações completas sobre o seu paciente
Como dito anteriormente, o software de gestão de relacionamento com o paciente é responsável pela reunião de dados de forma completa e organizada, sendo possível consultar diversos tipos de informações sobre os seus pacientes de modo bem simples.
É como se fosse uma espécie de pasta com bolsa interna, em que é possível coletar dados a respeito do seu paciente para a promoção de um atendimento personalizado.
Além disso, ao simplificar o processo de armazenamento e organização das informações, a sua clínica consegue otimizar o tempo de atendimento, acompanhar os resultados de algum tipo de tratamento e promover um serviço de alta qualidade.
Em conjunto, garante-se que nenhuma informação sobre o paciente será perdida.
Dessa forma, quando é necessário realizar um tratamento multidisciplinar com outros médicos, é permitido compartilhar todos esses dados para melhor acolhimento do paciente.
5 - Fortalecimento da sua clínica no mercado
Conforme o levantamento da Reviewr, embora o atendimento personalizado seja considerado um dos fatores mais importantes para a lucratividade, cerca de 75% dos paciente não acreditam que as empresas estão, de fato, investindo nessa estratégia.
Diante disso, vale a pena que a sua clínica médica se reúna em uma sala reunião pequena para debater a importância que o software CRM tem para promover um diferencial competitivo no mercado.
Afinal de contas, por meio dessa tecnologia, o paciente tem uma experiência de atendimento muito mais satisfatória e, além do mais, os médicos podem fazer todo um acompanhamento do históricos de casos, melhorando a qualidade do serviço.
Ou seja, aos poucos percebe-se a diferença dos concorrentes, o que é ótimo para o fortalecimento da sua clínica no mercado.
6 - Melhor direcionamento das estratégias de marketing
Engana-se quem pensa que a área da saúde não investe em marketing. Os hospitais, clínicas e consultórios também precisam divulgar seus serviços, ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, com o crescimento dos atendimentos particulares.
Sendo assim, além de uma boa recepção do paciente, é preciso conquistá-los através de campanhas de marketing.
Ou seja, vale a pena entregar uma sacola tnt lembrancinha com brindes, mas também é preciso investir em iniciativas para ampliar o reconhecimento da sua clínica.
Com o software CRM, todo o planejamento estratégico de marketing é desenvolvido com mais assertividade e direcionamento, pois é possível analisar dados de quem já é paciente e, desse modo, orientar as estratégias com foco em um público-alvo.
Ademais, quando o CRM integra essas informações com os conteúdos coletados de pesquisa de satisfação, as campanhas de marketing tornam-se ainda mais eficientes, já que a sua clínica pode visualizar exatamente aquilo que o paciente deseja.
Em paralelo, é preciso cumprir as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM), quanto ao marketing médico, para não prejudicar a imagem dos profissionais da saúde ou mesmo descumprir os ordenamentos do Código de Ética.
7 - Redução dos custos operacionais
Foi-se o tempo em que todas as informações dos pacientes ficavam armazenadas em arquivos de papel extensos, como fichas catalográficas, ou pastas cheias de papel.
Esses materiais são extremamente dispendiosos para as clínicas médicas, pois ocupam um espaço grande, que nem sempre está disponível, além de representar um custo elevado com aquisição de papel e outros materiais.
Com o CRM, é possível armazenar todos esses dados diretamente na nuvem, permitindo que os colaboradores com liberação de acesso possam consultar as informações em qualquer local, desde que tenha conexão com a internet.
Devido à criptografia de ponta da tecnologia, a clínica médica também não corre o risco de perder os dados ou ter essas informações hackeadas por alguém mal intencionado.
Ou seja, é um modo extremamente seguro e barato para organizar e armazenar informações a respeito dos pacientes.
Conclusão
O CRM é uma tecnologia que chegou para revolucionar as ações de atendimento ao paciente, promovendo uma otimização nos processos de coleta de dados.
Por meio do software, é possível ter acesso a uma grande quantidade de informações, algo fundamental para orientar campanhas e melhorar o relacionamento com o público.
Para as clínicas médicas, o CRM também ajuda a melhorar a qualidade do serviço, visto que ele permite o acompanhamento de tratamentos e o compartilhamento de informações relevantes com outros médicos envolvidos.
Por esse motivo, recomenda-se ter um CRM específico para o ramo da saúde, justamente para oferecer todas as vantagens citadas acima ao seu negócio.