A versão para negócios do mensageiro eletrônico mais popular da atualidade vem sendo utilizada por muitas clínicas e consultórios. O objetivo é otimizar o tempo e melhorar a comunicação com os pacientes por meio da tecnologia e das vantagens do WhatsApp Business.

Esse aplicativo oferece uma série de vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em consideração antes da adoção da ferramenta na rotina médica. De qualquer maneira, como esse é um recurso que já está muito inserido no dia a dia das pessoas, com certeza, valerá a pena utilizá-lo.

Sendo assim, no nosso post, listamos as vantagens e desvantagens de usar o WhatsApp Business na rotina do consultório e ainda sugerimos estratégias para você tirar o máximo proveito do aplicativo. Prossiga com a leitura e saiba mais!


Vantagens do WhatsApp Business para clínicas e consultórios


O uso do WhatsApp Business traz diversas vantagens para os estabelecimentos médicos. Ele não só melhora o atendimento dos pacientes, como também contribui para a fidelização. Veja!


Agilidade


Com o WhatsApp Business a comunicação é rápida e prática. Por meio da internet, os pacientes podem entrar em contato para marcar consultas, solicitar informações etc. Tudo isso com muita agilidade.


Baixo custo


Não é preciso fazer nenhum grande investimento para utilizar o WhatsApp Business em estabelecimentos médicos. Basta que você tenha um Smartphone, baixe o aplicativo gratuitamente e crie uma conta voltada para negócios.


Facilidade para entrar em contato com os pacientes


Assim como as pessoas têm mais facilidade para entrar em contato com a clínica, o inverso também ocorre. Isso quer dizer que as secretárias poderão enviar mensagens aos pacientes caso ocorra alguma mudança em agendamentos, por exemplo. Isso também diminui os valores gastos com telefone na clínica ou consultório.


Aumento da fidelização de pacientes


A boa comunicação faz com que os pacientes se sintam valorizados pelo estabelecimento de saúde e voltem a marcar consultas em outras oportunidades. Além disso, terão o número da clínica salvo em seus contatos e poderão enviar mensagens sempre que for necessário.


Desvantagens do WhatsApp Business para clínicas e consultórios


Apesar de serem poucas, o WhatsApp Business também apresenta desvantagens ao ser utilizado por clínicas e consultórios. Isso porque como se trata de um aplicativo que está muito acessível, na palma da mão dos pacientes, por meio de seus Smartphones, pode ser que surjam alguns inconvenientes. Saiba exatamente quais são eles, veja a seguir:


Invasão de privacidade


Alguns indivíduos podem pensar que estão tendo a privacidade invadida quando você envia mensagens para os seus celulares, uma vez que até pouco tempo as mensagens via WhatsApp eram trocadas apenas entre pessoas conhecidas.

Esta situação geralmente acontece com pessoas que são mais velhas e que estão pouco habituadas com a comunicação digital, por isto, é preciso ter tato no primeiro contato on-line.


Demanda por consulta on-line


Os pacientes podem tentar fazer consultas on-line, ou seja, descrever sintomas e propor ao médico que receite alguma medicação ou tratamento a distância.

Isso não é permitido pelo Conselho Federal de Medicina! Nesses casos, os pacientes precisam ser orientados para que entendam que não é possível utilizar o WhatsApp Business para essa finalidade.


Incompreensão do horário de funcionamento da clínica


Outro problema que o uso do WhatsApp pode trazer para as clínicas e consultórios é a incompreensão do horário de funcionamento do estabelecimento. Alguns pacientes podem enviar mensagens de madrugada, por exemplo.

Para resolver essa questão, uma boa alternativa é criar uma mensagem automática informando o horário de atendimento da clínica.

Como você pôde perceber, as vantagens do uso de WhatsApp Business na clínica ou consultório são mais impactantes que as desvantagens, que geralmente têm solução. Por isso, o uso do app vale a pena.


Aproveite as vantagens do WhatsApp Business na sua rotina médica adotando as estratégias certas


E já que estamos falando das vantagens do WhatsApp Business e seu uso na rotina médica é fundamental que sejam adotadas as estratégias mais adequadas para que esses benefícios sejam superiores às desvantagens que já apresentamos ao longo do texto. Portanto, veja as nossas dicas.


Escreva mensagens humanizadas


Os pacientes precisam sentir que estão sendo atendidos por pessoas do outro lado do WhatsApp Business, por esta razão, é primordial adotar uma linguagem amistosa e próxima que ofereça conforto e segurança, mesmo por meio de uma ferramenta on-line.

Sendo assim, a ideia é procurar desenvolver uma conversa com o máximo de espontaneidade possível e buscar sempre fugir de frases que transmitam a impressão de distanciamento ou de que se trata de mensagens padronizadas que estão sendo apenas copiadas e coladas para todos.

Algumas palavras podem ajudar a transmitir esse acolhimento e cordialidade que estamos mencionando como: “compreendo”, “entendo”, “faremos o possível”, dentre outras de igual sentido.


Demonstre empatia no momento do atendimento


Além das mensagens humanizadas que acabamos de mencionar é vital estabelecer uma comunicação que exalte a empatia na hora do atendimento e agendamento via WhatsApp Business.

Demonstrar empatia no atendimento on-line é tão importante que esse pode ser o diferencial entre a marcação ou não da consulta ou entre o retorno ou não do paciente. Afinal, não é incomum que as pessoas que estejam passando por algum tipo de problema de saúde se sintam fragilizadas e precisem de um pouco mais de cuidado e atenção quando são atendidas.

Para ser bem-sucedido nesse tipo de atendimento é imprescindível saber escolher as palavras que serão usadas nas mensagens e sempre ter em mente que as frases escritas não têm entonação ou emoção, e que, por isso, precisam ser claras e objetivas, mas sem parecerem frias.


Envie sugestões de retorno


Uma estratégia de uso do WhatsApp Business que vem apresentando bons resultados é justamente usar o aplicativo para enviar mensagens que sugiram o retorno dos pacientes ao consultório em determinado período.

Muitos deles têm encarado esse tipo de ação como um serviço extra oferecido pelas clínicas e consultórios, de modo que a aceitação e receptividade dos pacientes compensa o tempo gasto para a aplicação desta prática na rotina médica.

Agora que você já sabe as inúmeras vantagens do WhatsApp Business na rotina médica das clínicas e consultórios, basta adotar as nossas dicas para que seja possível oferecer um excelente atendimento aos seus pacientes.

Saiba, contudo, que existem outros recursos disponíveis para que você consiga garantir o sucesso da clínica, por meio de processos otimizados e automatizados que vão contribuir para o aumento do número de pacientes e para ampla satisfação deles. Se esta é a sua meta, entre em contato com o Shosp que teremos o maior prazer em apresentar nossas soluções!